noe-poster1Noé

12/05/2014 — O filme Noé continua a causar controvérsias pelo mundo. Depois de ser mal recebido por cristãos, que não gostaram da adaptação da história bíblica, e de ser censurado em países mulçumanos, agora foi a vez da China, o segundo maior mercado cinematográfico do mundo, a vetar a exibição do filme estrelado por Russell Crowe. A produtora Paramount Pictures gastou cerca de 10 milhões de dólares para converter Noé em 3D, a fim de torná-lo mais atraente para países em que a tecnologia tem espaço, como China, Brasil e Alemanha. Entre os países que censuraram o filme estão ainda a Indonésia, a Malásia, o Egito e os Emirados Árabes Unidos. Embora a China não seja um país mulçumano, ela também não é muito receptiva a obras com temáticas cristãs.

Estreou nos cinemas de todo o Brasil no dia 03/04/2014. No primeiro final de semana, arrecadou R$ 20,5 milhões nas bilheterias brasileiras. O filme mostra a trajetória do patriarca bíblico, retratado como um bom marido e pai, homem justo e honesto. Ele está no meio da perversão, causada especialmente pelos descendentes de Caim, o filho de Adão que se tornou o primeiro assassino do mundo ao matar o próprio irmão Abel. Após uma mensagem de Deus, via sonhos, ele descobre que a Terra será destruída por um grande dilúvio. Após conversar com seu avô, Matusalém, se convence de que precisa construir uma arca para salvar sua esposa Nammeh e seus filhos Shem, Cam e Javé, além de Ila, uma jovem que adotou. 

A construção da arca também chama a atenção de Tubal Cain, que parte com o seu exército para tentar dominar a embarcação e escapar da tragédia iminente. Segundo a crítica, o que faz Noé valer a pena é que o diretor não poupa esforços para fazer um filme realmente espetacular. A belíssima fotografia destaca imagens arrebatadoras das locações na Islândia, onde boa parte do filme foi feita, assim como a impactante trilha sonora. Tudo isso reforça o tom épico da produção. O desenho de produção se faz notar especialmente na criação da arca, que foi construída com base no que está escrito na Bíblia. O resultado impressiona. As relações entre os personagens e suas motivações são bem elaboradas pelo roteiro. O texto procura mostrar que todos os participantes da trama, apesar dos elementos fantásticos, são seres humanos, com suas qualidades e fraquezas. O diretor não teve a preocupação de “santificar” os personagens.

{youtube} AY3SPX62YHY{/youtube}

noe-filme1Elenco/Personagens
Russell Crowe
(Noé) — Jennifer Connelly (Naameh) — Ray Winstone (Tubal Caim) — Anthony Hopkins (Matusalém) — Emma Watson (Ila) — Logan Lerman (Ham) — Douglas Booth (Shem) — Nick Nolte (Samyaza) — Mark Margolis (Magog) — Kevin Durand (Rameel) — Leo McHugh Carroll (Javé) — Marton Csokas (Lamech) — Finn Wittrock (Tubal Caim quando jovem) — Madison Davenport (Na´el) — Gavin Casalegno (Shem quando jovem) — Nolan Gross (Ham quando jovem) — Skylar Burke (Ila quando jovem) — Dakota Goyo (Noé quando jovem) — Ariane Rinehart (Eve).

darren-aronofsky1Ficha Técnica
DIREÇÃO
: Darren AronofskyROTEIRO: Darren Aronofsky e Ari Handel
PRODUÇÃO
: Scott Franklin e outros — PRODUÇÃO EXECUTIVA: Ari Handel
MÚSICA ORIGINAL
: Clint Mansell — FOTOGRAFIA: Matthew Libatique
MONTAGEM
: Andrew Weisblum — ELENCO: Lindsay Graham e Mary Vernieu
DESENHOS DE PRODUÇÃO
: Mark Friedberg — SET: Nicholas DiBlasio
FIGURINOS
: Michael Wilkinson — MAQUIAGEM: Jo Allen
SOM
: Coll Anderson — EFEITOS ESPECIAIS: Mathieu Baptista
EFEITOS VISUAIS
: Paolo Acri — COMPANHIA: Paramount Pictures


 

Americanos na tela grande

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados