as-vinhas-f1As Vinhas da Ira

THE GRAPES OF WRATH foi lançado nos cinemas dos Estados Unidos no dia 15 de março de 1940.

Baseado na obra de John Steinbeck. Segundo a sinopse da 20th Century Fox, Tom, o filho mais velho de uma pobre família de trabalhadores rurais, retorna para casa após cumprir pena por homicídio involuntário. Ele planeja levar os parentes para a Califórnia, onde, segundo dizem, trabalho não falta. Durante a viagem, eles passam por diversos tipos de provações e quando finalmente chegam na “terra prometida” descobrem que ela é um lugar bem pior do que aquele que deixaram. Poucos filmes da década de 1930 lidaram com o sofrimento e os transtornos da Grande Depressão. Apesar das objeções dos conservadores, o produtor Darryl Zanuck comprou os direitos do livro e convocou John Ford para dirigir o filme.

Para o papel do protagonista, o diretor escalou o aclamado Henry Fonda. Embora o filme não deixe de mostrar a enormidade do sofrimento dos seus protagonistas, há uma importante divergência em relação ao livro. No romance de Steinbeck, a família, a princípio, encontra condições mais favoráveis num acampamento do governo. Porém, no fim, se vê reduzida a salários de fome. No filme, a família chega ao acampamento mais tarde, de modo que seu progresso se dá numa curva ascendente. Na lista do Instituto Americano de Cinema, a obra está na vigésima terceira posição entre os melhores filmes de todos os tempos. Ganhou dois Oscars: melhor diretor (John Ford) e melhor atriz coadjuvante (Jane Darwell). Foi indicado, ainda, para as categorias de melhor ator (Henry Fonda), melhor filme, melhor montagem, melhor roteiro e melhor som.

as-vinhas-f2ELENCO/PERSONAGENS
Henry Fonda (Tom Joad), Jane Darwell (mãe), John Carradine (Casy), Charley Grapewin (avô), Dorris Bowdon (Rosasharn), Russell Simpson (pai), O.Z. Whitehead (Al), John Qualen (Muley), Eddie Quillan (Connie), Zeffie Tilbury (avó), Frank Sully (Noah), Frank Darien (Tio John), Darryl Hickman (Winfield), Shirley Mills (Ruth Joad), Roger Imhof (Thomas), Charles D. Brown (Wilkie), John Arledge (Davis), Ward Bond (policial), Harry Tyler (Bert), William Pawley (Bill), Charles Tannen (Joe), Selmer Jackson (inspector), Charles Middleton (líder), Eddy Waller (proprietário), Paul Guilfoyle (Floyd), David Hughes (Frank), Frank Faylen (Tim) e outros.

john-ford in1FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO: John Ford. ROTEIRO: Nunnally Johnson. HISTÓRIA: John Steinbeck
PRODUÇÃO: David Zanuck. MÚSICA ORIGINAL: Alfred Newman
FOTOGRAFIA: Gregg Toland. MONTAGEM: Robert L. Simpson
DIREÇÃO DE ARTE: Richard Day e Mark-Lee Kirk. SET: Thomas Little
FIGURINOS: Gwen Wakeling. MAQUIAGEM: Gwen Wakeling.
SOM: Roger Heman. COMPANHIA: 20th Century Fox.
ORÇAMENTO: US$ 750 mil. BILHETERIA: US$ 2,5 milhões


 

Americanos na tela grande

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados