dumbo p1Dumbo

Estreou no dia 23 de outubro de 1941 nos cinemas de Nova York, Estados Unidos. A estreia mundial aconteceu no Brasil, no dia 17 de novembro de 1941. Em DVD, foi lançado no Brasil em 2001 pela distribuidora Buena Vista.

Foi o quarto longa-metragem de animação dos Estúdios Disney. Teve suas origens num livro relativamente modesto, o que aparentemente livrou os animadores do habitual romantismo. Mas o filme é banhado de sentimentalismo, com protagonistas antromorfomizados. Dumbo, o elefantinho rejeitado no circo, cujas orelhas grandes e jeito trapalhão são alvo de zombarias. Mas ele descobre que, abanando as orelhas, pode voar como um pássaro. Timothy, seu experiente amigo roedor, está com ele nos momentos de ação divertidamente caótica.

Duas cenas na busca do elefantinho por seu amor próprio se destacam do resto do filme: a sua alucinação protopsicodélica e o encontro terno e angustiante com sua mãe, equivocadamente “enjaulada”. Raras vezes, um filme de animação foi tão inventivo, comovente e vivo quanto nesses dois trechos, os quais são acompanhados por canções igualmente memoráveis. O triunfo final de Dumbo sobre as adversidades, assim como a reunião com sua mãe, podem estar subentendidos desde o início. Porém, a estrutura emocional do filme é tão bem construída que os desafios mirabolantes encarados pelo pobre elefantinho servem justamente para dar mais intensidade ao desfecho enternecedor. Ganhou o Oscar de melhor música original. Foi ainda indicado para a categoria de melhor canção.

walt-disney in2Ficha Técnica
DIREÇÃO: Ben Sharpsteen
ROTEIRO: Otto Englander
LIVRO: Helen Aberson
PRODUÇÃO: Walt Disney
MÚSICA: Frank Churchill
MÚSICA: Oliver Wallace
DIREÇAO DE ARTE: Don DaGradi
COMPANHIA: Walt Disney Productions
ORÇAMENTO: US$ 950 mil
BILHETERIA (EUA): US$ 1,6 milhão

Americanos na tela grande

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados