01João

JUAN DE YEPES y ÁLVAREZ nasceu no dia 24 de junho de 1542 na cidade de Fontiveros na hoje Comunidade Autônoma de Castela e Leão na Espanha. Morreu no dia no dia catorze de dezembro de 1591 na cidade de Úbeda na hoje Comunidade Autônoma da Andaluzia. Era descendente de muçulmanos e judeus convertidos ao catolicismo. Na adolescência, trabalhou num hospital e estudou numa escola jesuíta. Entrou para a Ordem Carmelita em 1563. Em seguida mudou-se para a cidade de Salamanca (Castela e Leão) para estudar teologia na universidade local. Ordenou-se sacerdote em 1567.

Numa viagem à cidade de Medina do Campo conheceu a freira carmelita Teresa de Jesus, que estava por fundar o seu segundo convento. Os dois mais tarde propuseram as primeiras reformas na Ordem Carmelita. O principal objetivo era um projeto de evangelização. Seguindo os princípios da mentora Teresa, o frade fundou diversos conventos em outras partes da Espanha. Por essa época adotou definitivamente o nome de “João da Cruz”. Além das atividades efetivamente religiosas, ele se dedicou à literatura mística. Por causa do serviço prestado à Igreja Católica, recebeu a beatificação no dia 25 de janeiro de 1675 num decreto assinado pelo papa Clemente X. A canonização veio no dia 27 de dezembro de 1726 num decreto assinado pelo papa Bento XIII.

Referência

ORDEM CARMELITA — Era uma instituição religiosa católica surgida no final do Século 11 na região do Monte Carmelo, uma cadeia de colinas próxima à atual cidade de Haifa no atual Estado de Israel. A palavra “carmelo” significa jardim. Conta a tradição que o profeta Elias se estabeleceu numa gruta em pleno Monte Carmelo. Lá seguiu uma vida eremítica de oração e silêncio. No Elias — e no modo de vida dele — se inspiraram os primeiros religiosos da ordem. Mais tarde, uma regra para a Ordem do Carmo foi sistematizada e proposta pelo Santo Alberto, o Patriarca de Jerusalém, e aprovada pelo papa Honório III em 1226. No Século 16, a Santa Teresa de Ávila e o São João da Cruz conduziram um processo de reforma.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados