frontalCarrell

ALEXIS CARRELL nasceu no dia 28 de junho de 1873 na cidade de Lyon na Região dos Alpes na França. Morreu no dia cinco de novembro de 1944 na cidade de Paris. Biólogo, fisiologista e cirurgião. Formou-se em medicina em 1896. Médico residente no Hospital de Lyon durante quatro anos, nos dois anos seguintes trabalhou na faculdade de cirurgia. Nessa escola iniciou os primeiros estudos sobre intervenções e suturas realizadas em vasos sanguíneos. Em 1906 conheceu o patologista Simon Flexer, que o introduziu nos quadros do recém-fundado Instituto de Pesquisas Médicas de Nova York.

Em pouco tempo, o Carrel conseguiu a nomeação para o cargo de diretor do Centro de Cirurgia Experimental. Nesse órgão entrou em contato com o Harvey Curshing, cirurgião que conseguiu realizar a primeira sutura de nervos e que se interessou pelas ideias sobre a sutura de vasos. Isso, segundo os estudos, poderia levar ao transplante de segmentos de vasos e à possibilidade de se retirar órgãos delicados e conservá-los fora organismo para utilizá-los posteriormente. Foi quando o Carrell conseguiu o seu primeiro êxito. Ele retirou o rim de um cachorro e implantou o órgão após tê-lo conservado durante um mês a baixa temperatura.

Foi a senha para a realização de cirurgias semelhantes em seres humanos. Esse trabalho conferiu ao francês em 1912 o Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicinapela contribuição no campo da cirurgia dos vasos sanguíneos”. Ainda em 1912 iniciou a famosa experiência com um coração de galinha. Cultivou “in vitro” um fragmento do tecido cardíaco retirado de um embrião de galinha de sete dias. Para surpresa geral, o tecido conseguiu sobreviver. Só veio a morrer por causa da desatenção de um assistente do instituto. Com essa experiência, o Carrell provou que as pulsações cardíacas não dependem da atividade nervosa central. Elas são causadas por contrações próprias do tecido muscular cardíaco.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados