20210428aPatricia
Highsmith

MARIA PATRICIA PLANGMAN nasceu no dia 19 de janeiro de 1921 na cidade de Forte Worth, Estado do Texas, Estados Unidos. Morreu no dia quatro de fevereiro de 1995 na cidade de Locarno na Suíça. Teve muitas dificuldades na infância, pois os pais se divorciaram mesmo antes do seu nascimento. Com seis anos, mudou-se para a cidade de Nova York em vista do novo casamento da mãe. Não desenvolveu boa relação com a genitora, motivo pelo qual voltou para a cidade natal para viver com a avó materna. Depois de terminar o colégio, voltou para a cidade de Nova York.

Começou a carreira literária em 1940 escrevendo roteiros para histórias em quadrinhos. Adquiriu muita fama com essa atividade. Decorreu daí o conhecimento com o famoso escritor Truman Capote. Por recomendação dele, foi aceita em 1948 numa comunidade de artistas situada na cidade de Saratoga Springs. Nesse lugar, trabalhou na confecção do primeiro romance. O livro “Pacto Sinistro” saiu em 1950. A obra foi recebida com bastante calor pela crítica especializada. A receptividade do público também foi boa, o que levou o livro a ser adaptado para o cinema em 1951. Na trama, um tenista famoso faz acordo com um psicopata para que este mate a mulher dele. O nível de suspense conquistou o diretor Alfred Hitchcock.

Mas a autora ganhou fama mundial com o personagem Tom Ripley. Ele tem o dom de imitar com perfeição a voz, a assinatura e até os trejeitos de outra pessoa. O personagem apareceu pela primeira vez no romance “O Talentoso Ripley”, lançado em 1955. Voltaria depois, nos romances “Subterrâneo de Ripley” de 1970, “O Jogo do Ripley” de 1974, “O Garoto Que Seguiu Ripley” de 1980 e “Ripley Debaixo D´Água” de 1991. O primeiro livro foi adaptado para o cinema em 1999 pelo cineasta Anthony Minguela, que colocou na pele do protagonista o famoso ator Matt Damon. Fez US$ 128,7 milhões nas bilheterias mundiais. A Patrícia escreveu ao todo 29 livros, com destaque ainda para o “Em Águas Profundas” de 1957, o “O Voo da Coruja” de 1962 e o “O Tremor da Suspeita” de 1969.


 

Escritores Americanos

UP TOGGLE DOWN

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados