ypioca-cachaca102 de agosto de 2013
linha-gif

A cachaça brasileira Ypióca começou a dar lucro para os novos donos. O balanço da inglesa Diageo, que comprou a companhia cearense por R$ 900 milhões em 2012, mostra que a marca adicionou um lucro de três milhões de libras (cerca de R$ 10 milhões) ao caixa da companhia nos seis primeiros meses do ano. Apesar do bom resultado, a empresa constatou que, com a economia enfraquecida, brasileiros estão bebendo menos. O principal ingrediente da caipirinha, a cachaça, é a segunda bebida alcoólica mais vendida no Brasil, atrás apenas da cerveja. Com a aquisição da Ypióca, a Diageo quis entrar com força no segmento e aproveitar a sinergia com suas outras marcas, como o uísque Johnnie Walker, a vodca Smirnoff e a cerveja Guinness. Um ano após fechar o negócio, a empresa anunciou que a faturou cinquenta e oito milhões de libras (cerca de R$ 200 milhões) no primeiro semestre deste ano.
 

29/05/2012
Ypioca é vendida a Diageo

Pressionada pela concorrência, a Diageo — maior empresa de bebidas do mundo, dona das marcas Johnnie Walker e Smirnoff — comprou a cachaça cearense Ypióca em um negócio de R$ 900 milhões, após negociar por um ano e meio. O valor foi considerado alto pelo mercado, e fica entre 17 e 19 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos e amortizações), mais do que a japonesa Kirin pagou pela Schincariol, cujo múltiplo foi de dezesseis vezes. As principais concorrentes da Diageo em nível mundial também estavam interessadas na empresa. Segundo fontes de mercado, a família Telles, que fundou a companhia em 1846, negociou a Ypióca com outras duas pesos pesados internacionais: a Pernod Ricard e a Campari. Clique AQUI para saber os detalhes.

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados