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Fato do dia: Imigração Japonesa

Fato do dia: Imigração Japonesa

Começou oficialmente no dia dezoito de junho de 1908 a imigração japonesa para o Brasil. Nesse dia chegou ao Porto de Santos a bordo do navio Kasato Maru a primeira leva de 781 japoneses para trabalhar em fazendas de café no interior de São Paulo. O fluxo da imigração cessou quase que totalmente em 1973. De acordo com os números, 242.171 japoneses entraram no Brasil para ficar entre 1908 e 1963. A cidade com a maior comunidade japonesa é São Paulo. O Bairro da Liberdade se tornou um importante centro de concentração dessa comunidade. A imigração japonesa teve um impacto profundo no desenvolvimento do país, especialmente nas áreas da agricultura, da cultura e da economia.
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante

BOTRES — Nascido na cidade de Tebas, era filho do Eumelo. Foi morto pelo pai quando o assistia num sacrifício ao deus da luz Apolo. Comeu os miolos da vítima, um carneiro, antes da conclusão do ritual. Eumelo, muito fora de si, atirou nele um tição da pira consagrada. Ao tomar conta do que tinha feito, o pai foi tomado pelo desespero. Com pena dele, o Apolo transformou o Botres num pássaro que faz ninho sob a terra e esvoaça sem cessar. O mito é mencionado na peça teatral “Metamorfoses” do poeta Ovídio. Clique AQUI para acessar o dicionário de Mitologia Grega.
Odhair Thristão: perfil

Odhair Thristão: perfil

ODHAIR THRISTÃO é jornalista e  bacharel em direito. Foi secretário municipal de Governo de Franca entre 2005 e 2008, chefe do controle interno da Prefeitura Municipal da mesma cidade entre 2005 e 2010 e secretário  adjunto de finanças entre 2009 e 2010.  Este site foi construído para discutir assuntos variados, em especial administração pública, cultura, esportes, personalidades, etc. Se o assunto não estiver na página frontal, procure-o com uma palavra-chave em “pesquisar”. Críticas, sugestões e correções são muito bem vindas. Clique no título para ver o perfil completo do autor.
Fato do dia: Imigração Japonesa
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O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
O Botres foi transformado num pássaro esvoaçante
Odhair Thristão: perfil
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Carpeaux

JOÃO BATISTA CARPEAUX nasceu no dia 11 de maio de 1827 na cidade de Valenciennes no Departamento Norte da França. Morreu no dia 12 de outubro de 1875 na cidade de Coubervoie. De origem humilde, conseguiu mudar-se para Paris graças a uma pensão do governo. Na capital estudou com o escultor François Rude. Em 1854 recebeu o Prêmio Roma de escultura, o que propiciou a ele mudar-se para a Itália. Em Roma triunfou como artista.

Príncipes e artistas de outros ramos desfilavam no atelier dele. Entretanto, na França, especialmente em Paris, foi friamente acolhido por considerarem a escultura dele “não conforme as regras”. Executou um grupo central de esculturas num novo pavilhão do Palácio do Louvre. Realizou uma estátua do príncipe medieval, bustos do imperador e da imperatriz, tornando-se o escultor oficial da corte com trinta e seis anos. A concepção dele de uma escultura viva renovou a arte do Século 18 e contrariou o academicismo oficial.

Nos anos seguintes executou duas obras de muita importância. A primeira foi um conjunto denominado “Quatro Partes do Mundo”, obras feitas entre 1867 e 1872 para uma fonte de Paris. A segunda, o conjunto “A Dança”, foi realizada em 1869 para a fachada da Ópera de Paris. Retratista nato, criou ainda uma incomparável galeria de figuras, sobretudo femininas: “Senhorita Fiocre” e “Senhora Carpeaux” entre outras. O talento de improvisador permitiu a ele realizar esboços rápidos e cenas instantâneas, entre as quais o salão da Princesa Matilda, uma quadrilha em Compiègne e uma noite na ópera.

01 o anjo ugolino escravo a danca

 

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