Imprimir
Categoria: Reis
Acessos: 2371

alfonso-x in1Alfonso X

Nasceu no dia 23 de novembro de 1221, na cidade de Toledo. Morreu no dia 4 de abril de 1284, na cidade de Sevilha.

Herdou o trono dos pais, Fernando III e Dona Beatriz de Suábia. Ainda como infante (aspirante ao trono), já contava com importante experiência política e militar. Nesta condição, conquistou o reino da Múrcia, entre 1243 e 1246. Participou também das conquistas de Jaen, em 1246, e Sevilha, em 1248. Como rei, foi guerreiro e estrategista. Elaborou e colocou em prática medidas internas nas áreas da Economia e do Direito. Externamente, trabalhou, inclusive, com a tentativa de tomada de Granada, para se tornar imperador de toda a Espanha.

A alcunha de “o sábio” decorreu do grande incentivo que deu às atividades culturais, principalmente as literárias. Escreveu 430 poemas em galego, dedicados a relatar os milagres de Nossa Senhora (“As Cantigas de Santa Maria”). Foi autor também de alfonso-x in2obras jurídicas, como Las Partidas, código editado provavelmente em Sevilha, no qual procurou uma sistematização do direito. O valor jurídico desta obra é muito importante, na medida em que se trata da única do gênero então existente na Europa.

Escreveu também sobre astronomia. Seu livro Los Libros Del Saber de Astronomia, porém, é mais importante pelo valor literário do que científico. Já as Tablas Alfonsies referem-se aos eclipses e suas datas. A sua obra fundamental, todavia, é a inacabada Crónica Geral, iniciada em 1272 e admirada tanto por sua concepção histórica quanto por seu valor literário. Também enveredou pelo lirismo: seus poemas Par Deus Senhor, Non Me Posso Pagar Tanto e O Genete estão relacionados na antologia da lírica medieval galego-portuguesa Fremosos Cantares, lançada em 2009 por Lênia Márcia Mongelli (Editora Martins Fontes, páginas 30, 236 e 240). Em sua homenagem, o escultor José Alcoyero y Amorós esculpiu uma magnífica estátua, que está instalada na entrada da Biblioteca Nacional da Espanha, em Madri.