Fato do
18 de outubro
No dia dezoito de outubro de 320 (1.705 anos), o matemático Papo de Alexandria (Egito) registrou o primeiro eclipse solar total que se tem notícia. A Lua se interpôs entra a Terra e Sol. Esse fenômeno fez o dia escurecer, como se fosse noite, e permitiu a visualização da coroa solar, a camada externa da atmosfera do Sol, que é normalmente ofuscada pelo brilho intenso. Não há registros científicos sobre o número de eclipses totais acontecidos até agora. Mas há uma projeção astronômica, segundo a qual o fenômeno ocorrerá cerca de três mil vezes até o ano três mil. Nem todo eclipse é visto simultaneamente em todos os lugares. O último eclipse total aconteceu no dia oito de abril de 2024. Foi visto no México, Estados Unidos e Canadá.
Fato do
17 de outubro
Ascendeu ao trono da França no dia dezessete de outubro de 1610 (415 anos) o rei Luís 13 (Luís de Bourbon). Ficou conhecido historicamente como “Luís, o Justo”. Era filho do rei Henrique III. Tinha nove anos quando foi coroado. A mãe Maria de Médici atuou como regente até ele atingir a maioridade. Reinou por trinta e três anos até a sua morte no dia catorze de maio de 1643 aos quarenta e um anos. O reinado foi marcado pela consolidação do poder real com a ajuda do Cardeal Richelieu, o envolvimento em conflitos com os huguenotes (protestantes) e a Espanha, e a expansão da colônia francesa na Nova França (América do Norte). Entre as produções feitas sobre o Luís 13, destaca-se a minissérie “Os Mosqueteiros” de 2014.
Fato do
16 de outubro
Ascendeu ao trono da China no dia 16 de outubro de 690 (1.335 anos) a imperatriz Wu Zetian da Dinastia Han. A importância da data consiste no fato de ela ter sido a única imperatriz da história chinesa. Embora ao longo dessa história outras mulheres tenham exercido poder sobre o império, com posições de imperatrizes consortes ou regentes, nenhuma delas chegou ao posto máximo. Ela sucedeu ao imperador Ruizong. Governou pouco mais de quinze anos até a sua morte no dia 16 de dezembro de 705. Os historiadores destacam o senso implacável da imperatriz. Mas ela também é lembrada por ter promovido reformas administrativas significativas. Fortaleceu a burocracia através do mérito e expandiu o território sem grandes guerras.