Taís
![]() |
![]() |
![]() |
TAÍS BIANCA GAMA DE ARAÚJO RAMOS nasceu no dia 25 de novembro de 1978 na cidade do Rio de Janeiro. Até os oito anos estudou em escolas privadas. Formou-se em jornalismo na Universidade Estácio de Sá. Iniciou as atividades artísticas no teatro com onze anos de idade. Começou no teatro amador juntamente com amigos do condomínio onde residia. Durante a adolescência participou ativamente de duas companhias teatrais. A primeira personagem em telenovelas foi na trama “Tocaia Grande” de 1995/96 da Rede Manchete. Emendou na mesma emissora em 1997 a novela “Xica da Silva”. Tornou-se assim a primeira negra a funcionar como protagonista de uma telenovela brasileira.
Por esse trabalho, realizado quando tinha apenas dezessete anos, ficou conhecida internacionalmente. Chegou a ser eleita um dos cinquenta rostos mais bonitos do mundo pela edição espanhola da revista People. Na novela “A Flor do Pecado” de 2004 também foi a primeira protagonista negra duma telenovela da Rede Globo. No mesmo ano ganhou o prêmio de melhor atriz do Festival de Cinema de Gramado pela atuação no filme Filhas do Vento. Em 2015 associou-se ao marido Lázaro Ramos na produção do seriado musical “Mister Brau”, um dos maiores sucessos da TV Globo em todos os tempos. Foram cinquenta e três episódios até 2018. No total na carreira registra quarenta e oito créditos. Em 2024 terminou as filmagens do “Chico Bento e a Goiabeira Maravilhosa”, trama baseada nos quadrinhos do Maurício de Sousa.
PRINCIPAIS TRABALHOS NA TEVÊ |
1995 Tocaia Grande 1997 Xica da Silva 2001 O Quinto dos Infernos 2004 Da Cor do Pecado 2006 Cobras & Lagartos 2008 A Favorita 2009 Viver a Vida 2012 Cheias de Charme 2014 Geração Brasil 2015 Mister Brau 2019 Amor de Mãe 2022 Cara e Coragem |