estatua da liberdade1Liberdade

ESTÁTUA DA LIBERDADE foi inaugurada no dia 28 de outubro de 1886, na entrada do porto da cidade da cidade de Nova York. A construção se deu em comemoração do centenário da assinatura da Declaração da Independência dos Estados Unidos. Projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, usou estrutura metálica interna. O autor contou com a assistência do engenheiro Gustave Eiffel (mesmo projetista da Torre Eiffel). Tratou-se de um presente da França ao povo americano, após uma proposta do historiador Edouard de Laboulaye.

Numa viagem que fez aos Estados Unidos, o escultor deparou-se com uma ilhota na Baía de Nova York, lugar que julgou ideal para a instalação do monumento. O projeto incorpora símbolos da maçonaria: a tocha, o livro em sua mão esquerda e o diadema de sete espigões em torno da cabeça. Funcionou como farol de 1886 a 1902, sendo o primeiro a ter utilizado energia elétrica. A altura total é de 92,9 metros, sendo 46,9 metros correspondentes à altura da base e 46 metros à altura apenas do monumento. São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal. Depois são mais 168 degraus até a cabeça.

Por fim, outros 54 degraus levam à tocha. A coloração verde-azul é causada por reações químicas, o que produziu sais de cobre e criou a atual tonalidade. Sofreu uma grande reforma em comemoração ao centenário. Foi reinaugurada no dia três de julho de 1986, ao custo de 69,8 milhões de dólares. na reforma, fez-se uma limpeza geral na estátua. A coroa corroída pelo tempo foi substituída. A coroa original está exposta no saguão. Depois do atentado terrorista contra o World Trade Center no dia 11 de setembro de 2001, que resultou no desabamento das torres gêmeas, a visitação à coroa foi proibida por motivos de segurança, sendo reaberta apenas em julho de 2009. É um dos monumentos mais impressionantes do mundo e significa o cartão de visitas da cidade de Nova York para os turistas estrangeiros.


 

 

 



© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados