IPVA
15/07/2025 — O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores deu à Prefeitura de Franca em junho de 2025 a quantia de R$ 4,033 milhões. Houve uma extraordinária queda de -62,1% em relação ao recebimento de maio (R$ 10,6 milhões). Na comparação com os recebimentos de junho de 2024 (R$ 3,714 milhões), registrou-se aumento de 6,89% na arrecadação. O IPVA incide sobre os 307.567 veículos de Franca registrados no Departamento Nacional de Trânsito. Desses veículos, 962(56,5%) são automóveis e 66.952 (21,7%) são motos. No acumulado de 2025 — janeiro a junho —, o imposto rendeu à cidade R$ 102,6 milhões, aumento nominal de 9,10% e aumento real (descontada a inflação) de 3,75% sobre o mesmo período do ano passado (R$ 94 milhões). A previsão de arrecadação para todo o 2025 aponta para R$ 134 milhões.
SEMESTRE 2025
102.611.928,93
2025 MÊS A MÊS EM REAIS |
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1 | JANEIRO | 45.033.126,34 | |||
2 | FEVEREIRO | 17.516.941,70 | |||
3 | MARÇO | 13.152.918,60 | |||
4 | ABRIL | 12.226.630,60 | |||
5 | MAIO | 10.648.950,35 | |||
6 | JUNHO | 4.033.361,11 | |||
Imposto
& veículos
O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo que incide sobre a propriedade de veículos. É um imposto estadual. Ou seja, somente os Estados e o Distrito Federal têm competência para instituí-lo de acordo com o artigo 155, inciso III, da Constituição Federal. Tem como fato gerador a propriedade do veículo automotor, não incidindo sobre embarcações e aeronaves. A alíquota utilizada como referência é determinada por cada governo estadual. A base de cálculo é o valor venal do veículo, cálculo que é revisto anualmente. A função do IPVA é exclusivamente fiscal. Sendo um imposto, é por padrão uma prestação pecuniária compulsória. O imposto foi criado para substituir a Taxa Rodoviária Única. Essa taxa, instituída em 1969, tinha gastos vinculados ao sistema de transportes. Essa vinculação deixou de existir com o IPVA.