Prévias
29/11/2021 — O João Dória, governador de São Paulo, será o candidato do PSDB à presidência da república no ano que vem. Ele venceu as prévias do partido com 53,9% dos votos, cerca de 22 mil dos 40 mil filiados com direito a voto. O candidato Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, teve 44,6%. O ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, conseguiu 1,35%. As prévias foram muito tumultuadas. Primeiro houve rusgas de parte a parte entre os candidatos. Depois, na primeira tentativa de apuração dos votos, deu pane no sistema, o que retardou os resultados em uma semana. A vitória do João Dória está sendo encarada como uma resposta aos “caciques” do PSDB, que se colocaram contra ele. Dentre esses “caciques”, destacam-se o mineiro Aécio Neves e o paulista Geraldo Alckmin.
JOÃO AGRIPINO DA COSTA DÓRIA JÚNIOR nasceu no dia 16 de dezembro de 1957 na cidade de São Paulo. Filho do publicitário e deputado federal João Dória, teve uma infância conturbada. Foi obrigado a viver quase dez anos fora do país em decorrência da cassação do mandato do pai pelo regime militar. Voltou para o Brasil somente em 1967 quando a mãe instalou em São Paulo uma fábrica de fraldas. Na faculdade, formou-se em Comunicação Social na Universidade de São Paulo. Mais tarde, fundou a própria empresa de publicidade.
Começou na política como secretário de turismo do Estado de São Paulo em 1983 na gestão Mário Covas. Depois, assumiu a Empresa Brasileira de Turismo em 1986 na gestão do presidente José Sarney. Em 2016 elegeu-se prefeito de São Paulo. Bateu no primeiro turno com 53,2% dos votos os candidatos Fernando Haddad do PT, Celso Russomano do PRB e Marta Suplicy do PMDB. Ficou apenas dois anos no cargo, pois em 2018 disputou e ganhou as eleições para governador do estado. No primeiro turno, contra 11 candidatos, teve 31,7% dos votos. No segundo turno, derrotou o Márcio França, candidato do PSB. Teve 10.990.350 votos (51,8%) contra 10.248.740 votos do adversário (48,2%).
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados