OSWALDO DE OLIVEIRA FILHO nasceu no dia cinco de dezembro de 1950, na cidade do Rio de Janeiro. Diferentemente da grande maioria dos treinadores, não tem histórico de atleta. É formado em educação física. A carreira de técnico foi iniciada em 1999 no Corinthians. A temporada terminou com a conquista dos títulos do Campeonato Paulista e do Campeonato Brasileiro. No ano seguinte, levou a equipe ao título mundial, num torneio de clubes realizado no Brasil.
Ainda em 2000 transferiu-se para o Vasco da Gama, levando o clube às finais da Copa João Havelange e da Copa Mercosul. Voltou ao Corinthians em 2004. Até 2018 já havia passado por outros 15 clubes. Naquele ano, a carreira começou a entrar em declínio após diversos atritos com a imprensa de Belo Horizonte. Demitido do “galo”, seguiu para o Japão para assumir a direção técnica do Urawa Red Diamonds. Com a equipe ganhou a Copa do Imperador. Voltou ao Brasil em 2019 para trabalhar no Fluminense Futebol Clube. Foi demitido por ter feito gestos obscenos para torcida. Desde então não encontrou mais espaço para o trabalho.
Principais
títulos
1999 Campeonato Paulista
1999 Campeonato Brasileiro
2000 Mundial de Clubes
2000 Campeonato Brasileiro
2008 Campeonato Japonês
2009 Campeonato Japonês
2013 Campeonato Carioca
29/11/2021 — Recebido como o “salvador da pátria” em julho, o técnico Renato Gaúcho foi demitido de forma humilhante depois da derrota para o Palmeiras na Taça Libertadores da América. Após um início fulminante no clube, com sonoras goleadas sobre adversários menores, o treinador passou a ser literalmente “fritado” pela torcida flamenguista. Mas, como profissional, embora não tenha registrado títulos, deixou um saldo positivo no time carioca. Em 37 jogos, venceu 24, empatou oito e perdeu apenas cinco. Dos 111 pontos disputados ganhou 80, aproveitamento de 72%. Nos cinco meses em que ficou no Flamengo, o Renato Gaúcho faturou R$ 3 milhões em salários.
Renato
Gaúcho
RENATO PORTALUPPI nasceu no dia nove de setembro de 1962, na cidade de Guaporé, Rio Grande do Sul. Começou a carreira no Clube Esportivo, da cidade de Bento Gonçalves, onde morou toda a infância e a juventude. Mais tarde, foi contratado pelo Grêmio, clube que o projetou para o Brasil e para o mundo após as conquistas da Taça Libertadores da América e o Mundial de Clubes, ambos em 1983. Na decisão do mundial em Tóquio fez os dois gols da vitória gremista por dois a um sobre o Hamburgo da Alemanha. Foi eleito o melhor jogador da final e recebeu como prêmio um carro Toyota. Depois do mundial, levou o Grêmio ao bicampeonato gaúcho em 1985 e 1986.
Em 1987 transferiu-se para o Flamengo, onde viria a fazer uma dupla infernal com o atacante Bebeto Oliveira. Elegeu-se o melhor jogador do Campeonato Brasileiro daquele ano, recebendo a Bola de Ouro da revista Placar. A fama dele correu o mundo, acabando por ser contratado em 1988 pela Associazione Sportiva Roma da Itália. Como não se deu bem, voltou para o Flamengo no mesmo ano. Depois de passar por diversos outros clubes, encerrou a carreira em 1999. Em 609 jogos oficiais marcou 187 gols. Começou a carreira de técnico em 2000 no carioca Madureira Esporte Clube. Nessa função se deu muito bem a partir de 2010 no Grêmio. Na equipe gaúcha ganhou diversos títulos, com destaque para a Copa do Brasil de 2016 e a Taça Libertadores da América de 2017.
26/03/2014 — O treinador José Mourinho, atualmente no Chelsea (Inglaterra), encabeça a lista dos mais bem pagos do futebol mundial, segundo ranking da revista France Football. Ele recebeu, em 2013, o montante de 17 milhões de euros. Em segundo lugar aparece o espanhol Pep Guardiola, do Bayern de Munique, com 15 milhões de euros, seguido do italiano Roberto Mancini, do Galatasaray, em terceiro, com 14 milhões de euros, do também italiano Carlo Anceloti, do Real Madrid, em quarto, com 13,5 milhões de euros, e do (outro) italiano Fabio Capello, da seleção russa, em quinto, com 12 milhões de euros. Nenhum brasileiro está na lista dos dez primeiros.
José Mário dos Santos Mourinho Félix nasceu no dia 26 de janeiro de 1963, na cidade de Setúbal, Portugal. Foi um razoável jogador de meio campo que iniciou a carreira em 1980 no Rio Ave, pelo qual fez 16 gols até 1982. Depois, transferiu-se para o Belenenses, onde ficou até 1983. Seguiram-se: GD Sesimbra (1983-1985) e Comércio e Indústria (1985-1987). Na década de 1990, foi preparador físico do Estrela do Amadora e começou a carreira de treinador como adjunto do inglês Bobby Robson no Sporting Clube. Em 2000, assumiu o Benfica. A fama veio mesmo no Futebol Clube do Porto.
Entre 2002 e 2004, dirigiu o time em 124 jogos, ganhando a Liga dos Campeões da Europa na temporada 2003-2004. Em 2010, transferiu-se para o Real Madrid, depois de ter passado pelo Chelsea (2004-2007) e pela Internazionale de Milão (2008-2010). Voltou para o Chelsea em 2013. Em 2010, foi eleito o melhor treinado do ano pela Fifa. Reassumiu o Chelsea em 2013, mas, depois de uma sucessão de maus resultados, foi dispensado em 2015. Passou pelo Manchester Unitede (2016-2018) e pelo Tottenham (2019-2020) até chegar à Roma em 2021. No total na carreira são 19 títulos, com destaque para a Liga dos Campeões da Uefa na temporada 2003-2004 com o Futebol Clube do Porto e na temporada 2009-2010 com a Internacional de Milão.
Follow @otiooda
© 2017 Tio Oda - Todos os direitos reservados